Pobreza no mundo
980 milhões
era o número total de pessoas em pobreza extrema em 2004. Um relatório apresentado no dia 2 de julho de 2007 pela ONU, indica que a percentagem de pessoas que vivem com o equivalente a um dólar por dia desceu de 32% em 1990 para 19% em 2004. Apesar da evolução positiva, a ONU diz que é preciso fazer mais, já que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estão longe de ser atingidos. A Declaração do Milênio, adotada por todos os Estados-membros da Nações Unidas, contém um conjunto de oito objetivos, com especial destaque para a erradicação da pobreza, a serem cumpridos até 2015.

80 reais
50 milhões
de brasileiros sobrevivem com menos de 80 reais por mês. Isto representa 29% da população. O Nordeste é a região que tem o maior índice de pobreza no Brasil. Todos os estados, com exceção do Rio Grande do Norte, têm mais de 50% de sua população abaixo da linha de pobreza.

Juventude e cultura
35 milhões é o número aproximado de jovens no Brasil. De cada cinco deles, dois nunca foram ao cinema, três jamais estiveram no teatro e metade não freqüenta biblioteca senão a da própria escola.

Mudança climática e fome
100 milhões é número de pessoas que, segundo estimativas de cientistas, serão colocadas em risco de fome até 2080 devido à mudança climática. 80% destas pessoas estão na África.


Fonte: Renas