Paulo fala em Igreja mais que qualquer outro dos apóstolos. Para ele, no entanto, a igreja tem dois tratamentos:

1. A igreja como ente espiritual que existe aos olhos de Deus como a Universal Comunhão dos Santos. É a igreja como verdade e como proposta .

2. A igreja instituída como organismo, não como uma empresa com uma missão de conquista. Nesse aspecto, Paulo não fala em Corpo, membros e dons. Para Paulo, alguém era membro da igreja não quando se filiava, mas pela sua própria inserção em Graça na comunhão do Corpo de Cristo e sua mutualidade.

. . . . . . . .

Igreja (com I maiúsculo) corresponde ao que Jesus e o Novo Testamento definem como Igreja: A Assembléia dos que foram chamados à Fé, ou seja, o encontro com Deus e uns com os outros em torno do Nome de Jesus — o que faz de todo Encontro Humano, em fé, um Encontro-Igreja no qual Jesus promete estar presente, mesmo que sejam apenas dois ou três re-unidos por se saberem a Ele unidos!

“Igreja” (entre aspas) refere-se às representações institucionais do fenômeno histórico, social, econômico, político e culturalmente autodefinido como “igreja” — e que tem uma hierarquia (clero), sigla (denominação), geografia fixa (prédio) e membros-sócios. Ou seja, Igreja a gente encontra no caminho. “Igreja”, a gente vai ao encontro dela ou a identifica pela placa!

(Do Glossário)