From: romuloomartins@hotmail.com
To: nandoteo84@hotmail.com
Subject: Relatório do dia 21- SOS RELIGAR NORDESTE- Ação SERTÕES PAJEÚ E CARIRI 
Date: Mon, 21 Jan 2013 21:55:28 +0000

     Chegamos com muito bom animo e fomos muito bem recepcionados pelos manos do Caminho Recife nas pessoas lindas e gentis da Eveline, Cláudio e Augusto, que nos conduziram no seu veiculo até Tuparetama chegando às 20:00 do domingo em Paz e segurança. 
     As primeiras ações nesta manhã de segunda realizadas por nós (eu e o Tato) foram a de sair e conhecer pessoas na cidade que pudessem nos dar o máximo de informações a respeito dos locais e das dificuldades geradas pela seca. O primeiro a ser contatado foi um funcionário do Posto Pousada Pajeú, o Elias; que com carinho nos ajudou e direcionou ao posto de Saúde da cidade. Lá conhecemos a Rosa agente comunitária da saúde há 12 anos, pessoa simples e que ama o que faz e que nos tratou com imenso carinho, que logo foi nos conduzindo a várias outras pessoas como o secretário de Cultura o Sr. Társio que nos recebeu  de muito bom grado e satisfação: nos contou das suas iniciativas no meio cultural, realizando oficinas de artes e outras, mas também das realidades enfrentadas; como a falta de incentivo para continuar tais ações. 
    Em seguida visitamos e conversamos com as pessoas na feira pública que nos confessaram todas as realidades enfrentadas por eles, pois precisam se deslocar para outras localidades como as Ceasas de  Patos na Paraíba e Petrolina, para trazer os produtos para serem comercializados, pois a produção local já não existe sem a água. 
    Estivemos na presença do presidente a Câmara de Vereadores o Sr. Joel que nos falou de várias preposições como da necessidade da conclusão da obra da barragem das ingazeiras que iniciou com um decreto Presidencial do então presidente Getúlio Vargas em 1942, que até no presente momento não foi concluída, por conta dos desmandos públicos, e acredita que com a finalização desta obra como solução de parte dos problemas da seca na região. 
    Em seguida fomos bem conduzidos pelo “Val” pessoa de boa disponibilidade e espírito fraterno que é  irmão do Fernando Lima, coordenador do SOSRELIGAR NORDESTE, ao vereador Danilo que nos levou na presença do Prefeito Deva, que com muito acolhimento nos recebeu e nos falou com propriedade e conhecimento de causa, sobre as iniciativas publicas e dificuldades reais enfrentadas nesta região devida a estiagem, tudo foi registrado  pelo mano Tato, para ser inserido no documentário que estará sendo produzido. 
    O trabalho hoje foi muito produtivo e nos gerou informações suficientes para novas visitações na manhã seguinte onde estaremos nos deslocando para locais mais afetados, como nas barragens e região rural. 
    Na quarta feira já temos visita agendada com o Sr. Romilson, apicultor que perdeu grande parte da sua produção de mel devido as abelhas terem desaparecido por conta da falta de água e consequente  morte da vegetação no local. 
    Amanhã a tarde estaremos aguardando a chegada do Pastor Rubenildo que está viajando para assim estarmos visitando outras regiões e estruturando o local da ação do dia 26 onde estaremos distribuindo garrafões de água e cestas básicas as 41 famílias da região de Mata Verde. 
    Temos muito trabalho pela frente e estamos otimistas em conseguirmos o nosso objetivo maior que é propagar o o bem e o amor ao próximo e fazer pontes de religação entre pessoas que se dispõe a ajudar ao sertanejo que sofre com uma das maiores secas de todos os tempos.  

Rômulo Martins
Sertão do Pajéu/Pernambuco