Saiba como ajudar feridos no incêndio em boate de Santa Maria – RS

Saiba como ajudar feridos no incêndio em boate de Santa Maria – RS

Saúde pede doadores de sangue em Porto Alegre e em Santa Maria.
Defesa Civil busca voluntários; defensoria pública disponibiliza serviço.

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul solicita a doação de sangue no Hemocentro do Estado a partir da manhã de segunda-feira (28), a fim de repor os estoques de sangue para feridos no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, que vitimou mais de 200 pessoas. O Hemorgs localiza-se na avenida Bento Gonçalves, nº 3722, no bairro Partenon, em Porto Alegre.

O Hospital de Pronto Socorro (HOS) de Porto Alegre, que está recebendo vítimas com queimaduras graves no incêndio ressalta que a doação de sangue deverá ser realizada durante a semana, pois o estoque, tanto do HPS quanto do Hemocentro, é suficiente para o atendimento imediato aos feridos.

Para os que estão em Santa Maria, é possível fazer a doação de sangue no Hemocentro do município, localizado na Alameda Santiago do Chile, nº 35, bairro Nossa Senhora das Dores. 

Segundo a diretora do Hemocentro, Carla Coelho, o estoque atual também é o suficiente para o atendimento imediato das vítimas. O órgão está fazendo o agendamento dos doadores pelos telefones (55) 3221-5262 ou 3221-5192.

Defesa Civil busca voluntários
A Defesa Civil do estado está buscando voluntários na área de saúde para ajudar as vítimas internadas em Santa Maria. Foi montado um cadastro de voluntários para ajudar nos pontos de atendimento em hospitais e Unidade de Pronto Atendimento do município de Santa Maria. 

Voluntários podem entrar em contato pelo telefone (51) 3210.4219.

A empresa de ônibus Planalto está disponibilizando ônibus em Porto Alegre para que médicos e profissionais de saúde voluntários possam ir até a cidade na região central do estado. São solicitados água, luvas, papel higiênico, álcool gel, luvas de procedimentos, máscaras e medicamentos como catropil, AS, dipirona, clonazepan, que podem ser encaminhados por ônibus.

Um plantão foi aberto pela Defensoria Pública do Estado para ajudar as famílias principalmente no traslado de corpos. Entre as vítimas, estão pessoas de fora do estado e do Brasil, que precisam de trâmites para remoção dos corpos. O telefone para contato é (55) 8428-3162. O CTG de Santa Maria está oferecendo abrigo aos familiares de vítimas de fora da cidade. O telefone é (55) 9979-2539.

O CTG de Santa Maria está oferecendo abrigo aos familiares de vítimas de fora da cidade. O telefone do CTG é (55) 99792539.

Psicólogos que trabalharam em tragédia argentina serão contatados
Psicólogos que estão no local também já entraram contato com um grupo de profissionais de saúde mental, que atuou por anos no auxílio às famílias dos 194 mortos de um incêndio semelhante numa boate de Buenos Aires, em 2004. Representantes de organizações internacionais de saúde também foram contatados para prestar auxílio na cidade.

Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs.
Fonte: G1