Manos queridos,

[...] Embarcamos o Jojó e seu parceiro de surf pelo mundo, o Beto Luz, para o Campo.

Quanta gente trabalha até chegar essa hora: Chico, Valmir, Leo, Karen, Bosco, o pessoal da RELIGAR e tantos outros manos queridos, além de anônimos intercessores e doadores. E tem a tensão do visto nos passaportes, dos excessos nas bagagens por causa das doações, do recurso necessário, da contabilidade de tudo isso, as burocracias necessárias e chatíssimas, e tem famílias deixadas, planejamentos à mercê do desconhecido, corrupção a assediá-los do pouso no aeroporto até o destino final.

Pousarão em Lagos - NIG e depois fazer todo um translado em Boeings que-não-sei-como-não-cai, carros em estradas com barricadas o tempo todo e até barcos, para enfim chegar ao nosso orfanato (nosso mesmo e só nosso, do Caminho da Graça e seus fraternos amigos), esse que é o fruto mais visível da projeto iniciado em 2010 – Pequeninos na Nigéria.

A Missão do Jojó é, no prazo de um mês, dar continuidade à reforma estrutural do local que o Leo tem conduzido. Pegamos o orfanato todo cinza, feio, abandonado, caótico, cheio de criança mas sem nenhuma infância lá dentro. Mas nossos meninos vão abrir lá uma brinquedoteca e uma biblioteca infantil e o Beto Luz está levando da Califórnia muita literatura em inglês para ensinar-lhes contos, estórias e a História: o Evangelho do Amor, de modo bem lúdico.

O Leo está no Brasil, descansando numa cidadezinha mais escondida que o orfanato nigeriano no interior da Bahia, apresentando os filhotes aos avós, pela primeira vez.

Quando passar a disenteria, os pesadelos, as febres, o cansaço extremo, aí ele deve voltar com a família para Londres, base do Way to the Nations, e em Julho reassumir o orfanato para tocar os projetos pedagógicos, desportivos, recreativos e de saúde e salubridade.

Amigos mentores nessa caminhada, queridos “servos inúteis” do Evangelho, escrevo para pedir duas coisas:

1. Que todos lembrem de orar pelo Jojó e seu amigo. São muitas dificuldades, muitos inimigos, pouco tempo, pouco dinheiro para muita necessidade. O Jojó também deixou aqui o PROJETO ONDAS, no Guarujá, que cuida de crianças vulneráveis aqui no Brasil, e deixou a Adriana, o Kaipô e o Kauam.
2. Que todos lembrem de orar pelo Leo, pela Ayla, pelo Leon e Layla. Pretendo trazer o Leo à Santos para conversarmos muitas coisas e, quem sabe, só Deus sabe, levá-lo à Arujá no único dia que eu também poderei estar presente no Encontro.

Se esse desejo for o de todos, eis diante de Deus nossa oração comunitária por essa via... Não exatamente por essa via, porque a via é a veia por onde corre o mesmo sangue que compartilhamos em Ceia Eterna: a mídia, o meio, é o coração contrito e mútuo que aspira a mesma coisa em nome de Jesus, enquanto se submete a Ele em confiança! Posto assim, estamos orando, juntos!

Beijão,

Marcelo Quintela