No dia em que recebi um e-mail com um link que mos­trava o que estava acontecendo a um significativo número de crianças na Nigéria — e pior: um fenômeno patroci­nado pelos “pastores evangélicos neo-pentecostais” daquele país —, não tive nenhuma dúvida de que aquele era um chamado para nós do Movimento “Caminho da Graça”. 

Entretanto, eu sabia disso também porque conhecia as pessoas com as quais, no amor de Deus, eu contava a fim de propor um desafio de enfrentamento da situação. 

Daí não ter nem mesmo escrito antes ao meu filho amado na fé, Marcelo Quintela. Apenas disse que nós não teríamos mais como viver sabendo que aquilo estava acontecendo, sen­do perpetrado “em nome de Jesus”, sem que, de nossa parte, nada fosse tentado a fim de parar aquela mortandade diabó­lica praticada pelos “vendedores de medo” – e afirmei a todos que o Marcelo iria tomar as providências necessárias para que estabelecêssemos uma base de luta de amor na Nigéria. 

O testemunho do meu coração estava certo! Viera de Deus! Sim, e, para mim, tal prova era o fato de que em pou­co tempo já tínhamos o primeiro grupo forjado por Deus para fazer a Viagem. 

O Marcelo foi com eles. Eram sete. Todos apaixonados. Todos enlouquecidos. Todos provando um amor ardente de guerreiros no espírito! 

Hoje o que fora um link e um e-mail são, na Ni­géria, uma realidade com cara de gente boa de Deus! Faces como a do Marcelo, a do Leo, a do Jojó e de tan­tos outros [...] dão fisionomia ao que fora antes apenas uma decisão. 

Quando o Marcelo voltou da primeira viagem missio­nária à Nigéria, tive a certeza de que o nosso Movimento havia saído de sua breve adolescência, e colocado seu pri­meiro pé na existência adulta. 

Do Marcelo Quintela, idealizador e organizador do li­vro que está em suas mãos, tenho a dizer que a poucos tive na vida como ele! Sim, ele é esse alguém que tem pro­fundo prazer em ser meu filho no amor de Deus; e sente como sua a missão de me ajudar a fazer a Mensagem desse Amor conhecida por esta nova geração no Planeta. 

O Marcelo é a pessoa que venho preparando, junta­mente com mais outros seis amigos, a fim de assumirem a mentoria executiva do Movimento “Caminho da Graça” no Brasil e em todo o mundo, o “Caminho às Nações” — sob a direção executiva dele. Eu ficarei apenas sendo o mentor que olha e ajuda a corrigir rotas ou a divisar novos desafios! 

Para mim, o livro que você tem nas mãos é como uma Certidão de Casamento entre um movimento humano re­cente e a vida adulta em Cristo. 

Leia com amor! 

Somente assim o livro se iluminará para além de si mes­mo em você! 

Nele, que me deu o Marcelo como filho na fé, e aos irmãos do Caminho como herança de amor, 

Caio Fábio D´Araújo Filho
3 de janeiro de 2011
Lago Norte – Brasília