PROJETO OÁSIS NO DESERTO - JULHO 2013
RELATOS DA JORNALISTA TATYANA JORGE

EMOÇÃO DA CHEGADA, ENCONTRO COM OS PEQUENINOS E PRIMEIRA NOITE NO ALOJAMENTO.

Chegamos em Eket quase no final do dia. Mas o sol ainda nos fazia companhia. Eu não sabia, até então, o quanto sentiria falta dele dali a pouco.

O caminho para o orfanato é de terra, no meio de muito mato e poucas casas rústicas. Os portões de abrem e me deparo com uma multidão de crianças correndo em nossa direção.
Elas nunca tinham me visto, nem eu a elas, mas já sentia tanto amor direcionado a mim, que foi impossível não começar a ama-las já naquele instante.

Eram muitos os abraços, e confesso que meus olhos ficaram mareados. Contive as lágrimas. Não queria que os voluntários achassem que era fraca. Eu, a única mulher entre eles. Me esforçava para ser vista e tratada como uma igual. Não daria trabalho, não teria frescura, não seria emotiva de mais. Acho que consegui tudo isso, menos a parte em que controlaria meus sentimentos. Para falar a verdade, eles estavam a flor da pele. E um simples sorriso de uma criança, associado a um par de braços abertos em minha direção, já era o suficiente para minha alma parecer não caber em meu corpo.

Mal sabia eu, que em muitos momentos, viria a presenciar os brasileiros emocionados. E o mesmo aconteceu com os nigerianos que os acompanham nesta batalha para salvar vidas.

Ali, parada e cercada por sorrisos infantis, percebi quando logo as meninas começaram a mexer nos meus cabelos, diferente dos delas. Brinquei de coloca-los na cabeça das crianças para ver como ficariam, e elas adoraram.
As unhas pintadas também chamavam a atenção. Diziam nunca ter visto esmalte e naquela hora decidi que nos dias seguintes elas estariam com as unhas também pintadas. E foi o que fiz.

A noite chegou mansa para quem observava tudo com tanta atenção, como eu. E com ela veio a escuridão. Não havia energia elétrica, apenas quando o gerador era ligado, e isso só iluminava os quartos das crianças, não o local onde dormiríamos.

A escolha do cômodo foi feita de maneira muito prática. Onde estava vazio e tinha menos cheiro de mofo. O quarto pequeno nos fundos do orfanato abrigou a todos nós em colchões no chão. A escuridão era tamanha que ninguém pôde tomar banho, e nos deitamos, exaustos, com a roupa do corpo. Logo teríamos visita. De muitos, muitos mosquitos. E eles pareciam famintos. Juan, que já participava da segunda missão a Nigéria, foi esperto ao levar uma rede para cobrir o corpo. Porque coberta naquele calor só atrapalhava. E alguns dos voluntários dormiram. Dois deles, (que por uma questão ética não vou citar nomes, rs), estavam tão cansados que logo começaram a roncar. E eu pensei: "Dormir no chão, no escuro, sem banho, com mosquitos, tudo bem. Mas ronco, não!" E ri sozinha. A conversa era agradável, o aprendizado, incrível. Mas todos precisávamos descansar para aguentarmos os desafios do dia seguinte. Foi então que lembrei do remédio que tomei no avião para dormir. Engoli um, e dormi como um anjo. Feliz por tudo que estava vivenciado e ansiosa pelo que aconteceria no dia seguinte...


Tatyana Jorge - Jornalista da TV Tribuna, integrante da Expedição Oásis no Deserto - Caminho Naçoes.



Playlist apenas com vídeos da Expedição Oásis no Deserto: http://bit.ly/18yobg5

Outros Canais de atualizações do Caminho Nações:

Facebook: www.facebook.com/caminhonacoes.wn

Youtube: www.youtube.com/caminhonacoes

Site: www.caminhonacoes.com



Contas para doações aos projetos Caminho Nações – Way to the Nations:

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA CAMINHO NAÇÕES – WAY TO THE NATIONS | CNPJ: 13.099.198/0001-54

DOAÇÕES

BRASIL 1 | Banco do Brasil | 001 | Agencia: 5705 3 | Conta: 50449 1

BRASIL 2 | Itaú | 341 | Agência: 2974 | Conta Corrente 27523 8

BRASIL 3 | SOS RELIGAR SERTÃO | Itaú | 341 | Agência: 2974 | Conta Poupança 30865 8

EXTERIOR 1 | Stichting Tenda | ING BANK | Conta 4434416 | IBAN: NL57INGB0004434416 | BIC: INGBNL2A | HOLANDA |

EXTERIOR 2 | Barclays | ACC 83868257 | Sort Code 20-92-54 | REINO UNIDO |

EXTERIOR 3 | Para doar via: PayPal ou pagseguro | Clicar aqui –> http://www.salvarcriancasbruxas.com/p/doe-agora.html