PROJETO OÁSIS NO DESERTO - JULHO 2013
RELATOS DA JORNALISTA TATYANA JORGE

UMA MANHÃ, UMA CANÇÃO ETERNA, O ALOJAMENTO MELHORADO, AS GRACINHAS SOLIDÁRIAS E A RAINHA.



Quando o sol invadiu o cômodo onde dormíamos e me acordou senti uma paz. Olhei em volta e no meio tudo aquilo, quase não entendi a razão.
Resolvi tomar banho. Precisava desesperadamente sentir a água caindo na minha cabeça, mesmo que fosse gelada, como é aqui.

Até pouco tempo atrás o banho no orfanato seria de caneca, em uma bica. Mas graças ao trabalho do surfista e também voluntário do Caminho - Nações, Jojo de Olivença, pude tomar banho de chuveiro. Ele construiu dois banheiros completos, com duchas e vasos sanitários. Antes, as crianças tinham apenas um buraco na terra onde faziam as necessidades fisiológicas. Fui até lá ver como era. E confesso que fiquei impressionada com a cena. Nem fossa para coletar as fezes tinha. Ficava tudo ali. O Léo me contou que viu o dia em que uma das meninas entrou ali, e sem espaço limpo, resolveu sair e fazer as necessidades do lado de fora. Tamanha era a sujeira. Mas isso já são águas passadas, para o bem e para a saúde das crianças.

De volta ao meu banho, apesar da sensação da água fria percorrendo meu corpo não ser das melhores, me senti aliviada. Só tinha algo que ainda me preocupava. O espaço dentro do banheiro, onde ficam as duchas, construído para as meninas, tinha um muro alto o suficiente para cobri-las, mas não a mim que sou mais alta. Sem luz, com a porta fechada, quase não era possível enxergar. Eu ficava me esgueirando para não ficar a mostra para quem passava lá fora. Foi quando percebi que as meninas, sem que eu precisasse dizer uma só palavra, cercaram o banheiro e não deixaram nenhum menino passar. Eu, que vim aqui com a intenção de ajudá-las, estava sendo ajudada. Só uma das muitas surpresas que teria.

A próxima não demorou a acontecer. Ainda no banho ouvi uma voz doce, como a de um rouxinol, a cantarolar algo que me pareceu uma canção gospel. Linda. Quando sai do banheiro, minhas amiguinhas me esperavam com aquele típico e contagiante sorriso. Agradeci o cuidado comigo, e logo procurei a dona daquela voz tão cativante. Regina é o nome dela. Significa Rainha. "My little queen", passei a chama-lá, para a alegria da pequena. Os cabelos curtos, como de todos ali; a pele negra, mas um pouco mais clara; e os olhos amendoados, com um toque de cor de mel, logo me cativaram tanto quanto o sorriso fácil daquela menina doce, que já sofreu tanto. Ela me contou, dias depois, que viu a mãe morrer, e o pai, sem saber o que fazer com ela e com o irmão mais novo, os deixou no orfanato. Me deu um nó na garganta, que engoli dizendo: "Pensa por outro lado, olha quantos irmãos e irmãs você tem agora. Uma família grande e linda. E agora você também tem a gente". Ela olho para o alto como se pensasse no que eu havia dito, abriu um sorriso franco e me abraçou." Sabe aquele nó na garganta, pois é... Nessa hora, deu nó na alma.

Dali em diante ela passou a acompanhar todos os meus passos. Assim como a Merci, a Blessing, a Peace, a Victoria e tantas outras garotinhas lindas. Notem que os nomes. O que significam. Quando nasceram, os pais daquelas crianças, hoje órfãs, queriam que elas representasse gratidão, benção, paz, e vitória. Acredito que elas ainda tenham chances de ser tudo isso e muito felizes.

E vou explicar melhor a razão depois, quando contar a história de uma outra menina que foi resgatada pelos voluntários...



Tatyana Jorge - Jornalista da TV Tribuna, integrante da Expedição Oásis no Deserto - Caminho Naçoes.



Playlist apenas com vídeos da Expedição Oásis no Deserto: http://bit.ly/18yobg5

Outros Canais de atualizações do Caminho Nações:

Facebook: www.facebook.com/caminhonacoes.wn

Youtube: www.youtube.com/caminhonacoes

Site: www.caminhonacoes.com



Contas para doações aos projetos Caminho Nações – Way to the Nations:

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA CAMINHO NAÇÕES – WAY TO THE NATIONS | CNPJ: 13.099.198/0001-54

DOAÇÕES

BRASIL 1 | Banco do Brasil | 001 | Agencia: 5705 3 | Conta: 50449 1

BRASIL 2 | Itaú | 341 | Agência: 2974 | Conta Corrente 27523 8

BRASIL 3 | SOS RELIGAR SERTÃO | Itaú | 341 | Agência: 2974 | Conta Poupança 30865 8

EXTERIOR 1 | Stichting Tenda | ING BANK | Conta 4434416 | IBAN: NL57INGB0004434416 | BIC: INGBNL2A | HOLANDA |

EXTERIOR 2 | Barclays | ACC 83868257 | Sort Code 20-92-54 | REINO UNIDO |

EXTERIOR 3 | Para doar via: PayPal ou pagseguro | Clicar aqui –> http://www.salvarcriancasbruxas.com/p/doe-agora.html